Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 de março de 2013

Atividades de 2ª - Explorando o material dourado



Não sei quanto às outras professoras que trabalham com os Anos Iniciais, mas eu simplesmente AMO trabalhar com material dourado.  E, nesse ano, numa nova função - deixei de ser professora "referência" para me tornar "volante" de duas turmas de 3º ano, por conta da redução de carga horária -, a referência da turma me pediu que trabalhasse justamente com este material, verificando o que havia sido estudado com eles no ano anterior.

Dei uma olhada básica nos arquivos existentes no meu computador, imprimi alguns materiais e hoje passei a tarde explorando esse material com os alunos. Em ambas as turmas (tive duas horas com cada uma), propus que a nossa aula se dividisse em duas partes: a da "brincadeira" e a do "trabalho". Primeiro, distribuí as peças (cubinhos, barrinhas, plaquinhas) entre eles, em quantidade suficiente para que, sozinhos ou em duplas, "construíssem" o que desejassem. Foi uma farra, e teve de tudo: meninas e meninos construindo casinhas, castelos e fortes; brincando de "equilibrar" as peças umas sobre as outras; outra que fez uma cama (com cobertor, travesseiro e tudo), cadeiras, mesas; os seus nomes... e até netbook! A criatividade não tem limites e essa criançada é mais antenada do que a gente! 





Depois de um bom tempo nessa diversão, pedi que registrassem no caderno, com desenhos, ao menos uma das suas "construções". E aí passamos ao "trabalho sério". 


Oralmente, retomamos o que eles já sabiam, como os conceitos de unidade, dezena e centena e a representação dos numerais usando o material. Nesse momento surgiram as dúvidas:  "Mas como é para fazer isso, professora?". E as hipóteses que surgiram também foram um pouco diferentes: teve aluno achando que era para "fazer o número" usando o material...
  

... mas logo os outros ajudaram, lembrando que deveriam apenas indicar a quantidade pedida, com cubinhos ou barrinhas, quando necessário (no caso, para representar o número 15, uma barrinha e cinco cubinhos).

Finalmente, passamos ao registro, começando pelo básico (unidades e numerais até 20) e já o sinal estava tocando indicando o fim da nossa aula. Na próxima, continuaremos o trabalho, ampliando o campo numérico e abordando também a resolução de cálculos com o uso do material concreto. 

Para quem também deseja usar o material dourado em aula, tenho várias sugestões de atividades, algumas (poucas) elaboradas por mim e outras (várias) que encontrei no grupo dos Professores Solidários. Basta clicar nos links abaixo, ok?

- Blocos espaciais (para jogar online)
- Jogo do material dourado (para jogar no computador - necessário fazer download; para abrir, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e peça para abrir com o navegador - Mozilla, Internet Explorer...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook comments

expr:href='data:post.url'/>